Como a Prefeitura de Suzano blindou suas informações?

O Projeto

A Prefeitura de Suzano é um órgão público que, assim como a de outros municípios, trabalha com intensa circulação, troca e armazenamento de informações. São dados pessoais e documentos sensíveis de mais de 280 mil habitantes que, consequentemente, envolvem muita responsabilidade.
O ambiente é composto por diversas secretarias do governo, com centenas de usuários que acessam a internet diariamente, e com o aumento de ameaças de hackers no mundo digital, foi necessária a busca por uma solução capaz de oferecer segurança à instituição e sua população.
Foi em 2010 que a prefeitura conheceu o AdmFirewall, ainda iniciando sua presença no mercado. Na época, os recursos já envolviam a restrição de acessos, limitação de banda por usuário e gerava relatórios.
O coordenador de web Nicolas Ribeiro conversou conosco sobre a evolução da ferramenta e como ela auxilia o desenvolvimento dos serviços até hoje.
  • Cliente: Prefeitura de Suzano
  • Solução: AdmFirewall
  • Implantação: 2010
É interessante ver como novas funcionalidades foram surgindo com o tempo. Acompanho o desenvolvimento do AdmFirewall há alguns anos e vi novas necessidades serem supridas como o gerenciamento de usuários, navegação, liberação de portas e até relatórios mais complexos. Com o passar do tempo, muitas alterações foram feitas pela Starti e homologadas por nossa equipe técnica, tornando o firewall mais completo.
Antes do firewall, não existia no local um software de controle de navegação ou proteção dos dados.

As funcionalidades da tecnologia possibilitam maior estabilidade aos serviços e menor oportunidades de fraudes.

Em 2012, a Prefeitura de Suzano estava em uma nova fase, com novos serviços, estrutura de dados e modernização das máquinas. Junto a estas inovações, uma nova versão do AdmFirewall foi implantada.

Foi um momento em que precisei bastante do suporte da Starti, pois a cada dia surgiam novos desafios, adaptações e necessidades técnicas a serem resolvidas, e foi muito bom saber que realmente posso contar com o auxílio da equipe.
Hoje, a Prefeitura de Suzano trabalha com 600 usuários cadastrados no AdmFirewall e utiliza frequentemente grande parte dos recursos oferecidos.

Nos dias de hoje é de suma importância que qualquer empresa tenha segurança em suas informações. Não há como mensurar o valor dos dados que possuímos, portanto é necessário trabalhar com um firewall que nos dê confiabilidade e possibilidade de prevenção e proteção.

Nicolas Ribeiro